Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A mesquinhez doentia…

A combinação explosiva entre inveja e ignorância torna as pessoas imbuídas numa cegueira doentia, agravada pela errada avaliação de pessoas, instituições, posições e factos.

Em alguns, essa cegueira faz com que alterem a história dos factos e a verdade…
Não sou dos que defendem que o ser humano é um animal “mau” por razões de raça ou de genética, mas mais apologista que a sociedade transforma as pessoas, ou seja, o ambiente social e as relações sociais estabelecidas no dia-a-dia, são do meu ponto de vista responsáveis pelo comportamento dos indivíduos. Mas por vezes, após avaliar certos comentários e comportamentos de alguns seres humanos, fico na dúvida se estarei correcto na minha forma de pensar, porque há indivíduos que demonstram uma irracionalidade difícil de explicar.

Quantas vezes em programas como “National Geography”, se vislumbra a solidariedade, bondade e compreensão entre animais irracionais, valores que, nas sociedades “racionais” já não se usam… isso entristece-me porque gostaria de viver na selva, mas não posso, porque tenho a minha vida estabelecida junto dos racionais!
Vou pelo menos acreditar que os “homens” aprendam algo com os seres irracionais, pelo menos no que toca aos valores …

Até lá, terei de aguentar a mesquinhez de sempre, daqueles que quando não lhes toca, correm a disparar em todos os sentidos, mesmo contra aqueles que estão com os animais (os acima referidos) …

Esses que disparam em todos os sentidos, pensam estar a defender-se, mas estão apenas a afundar-se, pois embora não admitam, não querem o bem deles, querem sim o mal dos outros… sim e são seres racionais.

1 comentário:

  1. Este artigo está escrito com muita visão

    Traça um relatório muito claro da situação actual.

    O pais bateu no fundo,aparece a estender a mão á caridade, como qualquer mendigo na esquina.

    A riqueza que produzimos passou para uma dúzia de famílias. E quando uns estão com a corda na garganta,outros estão a abarrotar de dinheiro.

    Os que trabalham caminham para a desgraça, os exploradores do Povo aumentam a riqueza.

    ResponderEliminar